COMO O IOT RESOLVE PROBLEMAS PARA LOGÍSTICA?

Como o IoT resolve problemas desafiadores para logística e transporte, cadeia de suprimentos e mobilidade urbana?

Vamos começar conhecendo alguns números sobre os custos logísticos no Brasil com dados da pesquisa de Custos Logísticos realizados pela Fundação Dom Cabral, uma instituição de renome categorizada como a maior da América Latina do setor segundo o Financial Times. 

O custo Logístico no Brasil do faturamento das 130 maiores indústrias do Brasil é 12,37%, essas empresas representam em média 15% do PIB do setor, ou seja, é um montante expressivo da economia que é movimentado no segmento de Logística. Por isso, há muitas oportunidades e desafios para explorar na redução destes custos. 

No Brasil, o método de Transporte Rodoviário é o líder, seguido por marítimo e aéreo. Temos oportunidades de explorar outras modalidades como o Transporte Ferroviário que infelizmente não apresenta uma malha adequada para atender a demanda existente. 

Hoje a participação é: 


Vale informar que historicamente estes custos não tem diminuído. O estudo aponta um aumento de custos no setor logístico nos últimos 5 anos de 15,5 bilhões de reais.

É preciso otimizar a infraestrutura que é complexa e também influenciada por ações de cunho governamental como a necessidade de investimento e melhoria das condições de transporte ampliando e oferecendo mais qualidade para as modalidades de transportes. 

A opção mais sensata que pode ser decidida pelas empresas privadas é o investimento em tecnologia, especialmente na Internet das Coisas, que é preparada para atender a mobilidade, requisito matriz quando o assunto é logística. 

Mas não só a mobilidade quando considerando rastreamento de cargas, ativos e do veículo, vai além, com telemetria avançada para gerência dos recursos do veículo permitindo economizar em combustível, pneu, na manutenção e mais atenção aos motoristas com recursos de segurança, alertas sobre as condições do trajeto que hoje chegam a detalhes de dimensões da curvatura da rota, buracos, altura das pontes entre outros recursos como sensores de fadiga.


É muita informação ou é tudo muito novo para você sobre essas oportunidades? 
 

Não se sinta desconfortável, você não está sozinho, das 130 empresas que participaram da pesquisa, mais de 60% relatam que não sabem exatamente onde investir.   

A boa notícia é que tem budget dedicado para as companhias investirem. 


Os investimentos serão dedicados principalmente em sistemas e também em centro de distribuição, como pode ser observado no quadro acima. 

Se a operação da sua empresa depende de Logística, você sabe que não é só custo que dói no calo… tem muito mais… a dor de cabeça para gerenciar todo sistema. A internet das coisas vai te ajudar com isso também, pois traz informação precisa para as melhores tomadas de decisão e em tempo real


Aqui no Tudo Sobre IoT a gente não gosta de entregar só teoria, de que adianta você saber que é possível se desconhece empresa e equipamentos no mercado para isso? 

Por isso, o restante do artigo vai trazer produtos e serviços que são acessíveis, são realidade, comprovadamente trazem resultado e pode atender de imediato sua operação no Brasil ou ir além para novos desenvolvimentos customizados para sua operação e ultrapassar as fronteiras nacionais. 

Não é qualquer companhia que consegue atender todas as promessas que citei a pouco, eu sinceramente, desconheço outra com este nível de entrega e operação. 


Você conhece a Mobilogix? 
 

A Mobilogix é uma empresa global, dá só uma ? na estrutura: 


A Mobilogix foi fundada em 2011 e com sede em Irvine, Califórnia e nasceu para ser uma habilitadora de tecnologia no espaço de convergência da Internet das Coisas (IoT) e M2M. 

Hoje já conta com centenas de casos de sucesso e posso afirmar que possuem profundo conhecimento e experiência em soluções de Internet das Coisas de diversas tecnologias de hardware, conectividade e plataforma de ponta a ponta. 

Conhecendo outras empresas do setor, na minha visão, o que destaca a Mobilogix é o desenvolvimento foco deles é no DNA da sua organização, na sua operação, ou seja, o cliente é centro e não eles… Não é só tecnologia, a criação das soluções inteligentes são pensadas em conectar pessoas à máquinas, não é restrito a máquina-a-máquina como comumente vemos por aí.  


Sem mais blá blá vamos a prática que pode ser usada na organização que você atua. 
 

Vou abordar cenários para:

Rastreamento de Frota


Dispositivos para rastrear, localizar e recuperar ativos em escala dentro de sua organização ou frota com dados em tempo real.

São as aplicações mais populares do mercado. O destaque aqui da Mobilogix é que os equipamentos são preparados para o futuro, entenda sobre o assunto a seguir. 

Não sei se é do do seu conhecimento que a rede 2G é ainda a grande massa das conexões M2M por 3 motivos principais: 

PERIGO

Só que há um grande perigo aí, esta rede está sendo desabilitada pelas operadoras aos poucos. Quando comparamos com outros países, muitos oficialmente já desligaram 100% são redes a cerca de 3 anos atrás ou tem data para tal. 

Aqui no Brasil, não temos uma posição tão transparente quanto ao desligamento dessas redes, mas as empresas que usam sentem na pele a defasagem de cobertura.

A Anatel flexibilizou algumas regras de compartilhamento de infraestrutura entre as operadoras, ação que dá mais alguns anos de sobrevida para a rede 2G mas ainda sim é eminente o desligamento em muitas regiões pela expansão de investimentos em outros tecnologias como o 2G, 3G, 4G, 4.5G e 5G (experimental).   


RISCO

O risco de investimento em preço é que sua organização pode sofrer um grande prejuízo, tendo que gerenciar reclamações dos clientes, não ter SLA e gastar muito tempo e dinheiro em logística reversa para substituição de rastreadores. 

Veja, não é certo ou errado investir em equipamentos restrito a 2G desde que você conheça e calcule estes riscos. 

A vantagem do rastreador Mobilogix MT2000 é que ele tem capacidade de armazenamento de pacotes de localização em buffer, ou seja, mesmo que não tenha cobertura 2G no momento da transmissão, ele guarda os pacotes e libera o envio quando encontrar a rede, minimizando riscos. 

Para quem quer uma solução barata mas estável a prova de futuro tem a opção do MT4200 que além do 2G possui as rede CAT-M1 e NB-IOT que são redes que usam categorização especial em cima da rede 4G/LTE, redes que nasceram para a Internet das Coisas e são foco de investimentos das operadoras em nível mundial para atender as demandas de IoT. 

FUTURO QUE SE FAZ PRESENTE

As redes CAT-M1 e NB-IOT tem uma série de vantagens quando comparadas com o 2G, embora ainda tenham limitações de capacidade e de velocidade reduzidas porém adequadas para estas aplicações, são mais estáveis e preparadas para as comunicações M2M (machine-to-machine), veja alguns exemplos de melhorias que estas redes trouxeram: 

⇒ Economia de energia – energia é um fator crítico, embora o veículo ligado recarregue a bateria do rastreador, se o carro ficar desligado por alguns dias, ele pode desligar o rastreador.

⇒ Coberta indoor – o alcance e penetração de sinal em garagens, subsolos e outros são maiores nas redes CAT-M1 e NB-IOT que nasceram preparadas para tal e que são falhas de redes comuns no 2G.

⇒ Custo –  redes CAT-M1 e NB-IOT vem para competir em preço com LoRa e SigFox, há promessas de pacotes mais baratos, isso ainda não se reflete na prática, por ser uma rede relativamente nova, ainda em expansão, inicialmente os usuários de rastreamento pela mobilidade das aplicações optam por pacotes compartilhados que atendam a demanda simultânea de 2G/CAT-M1/NB-IOT, porém é algo que deve ser considerado no projeto, o MT4200 prioriza as conexões em CAT-M1/NB-IOT e tem o fallback para o 2G. Você fica tranquilo no que oferece aos seus clientes e só gerencia de acordo com o momento e região de atuação o contrato com as operadoras.

⇒ Segurança e Privacidade – sem entrar em detalhes muito técnicos, as redes  CAT-M1/NB-IOT são otimizadas para oferecer mais segurança e privacidade como:

Suporte à confidencialidade da identidade do usuário;
Autenticação de entidade (dispositivos);
Confidencialidade e integridade de dados;
Identificação de equipamentos móveis.
 

Se a sua demanda for para rastreamento de frota, indico: 

MT2000

Fabricados no Brasil, oferece desempenho aprimorado de rastreamento de veículos com um acelerômetro integrado, GPS incorporado, resposta confiável à RF, recurso de controle de travamento e instalação simples como 2 fios, design, projetos para demandas globais, integrado a plataforma de nuvem FusionIoT™ fornecendo visibilidade em tempo real e gerenciamento em escala. Você pode optar por usar as principais plataformas do setor no Brasil tais como Softtruck, Fulltime, iGPS, Systemsat, RastroSystem, Oktor, Mobiware etc. 

MT4200


Características Principais: 


Logística


Localize, rastreie e monitore ativos em escala em uma rede de logística complexa com dados disponíveis em tempo real, conectividade confiável e ferramentas de DATA Analytics.


Todo device Mobilogix é um gateway, ele não só envia, como recebe informações / dados. Não é somente um rastreador ativo. 

Há integração com o Bluetooth 5 que é a versão do Bluetooth de baixa frequência que funciona com baixa consumo de energia, podendo se comunicar com qualquer dispositivo Beacon padrão de mercado ou com Beacons da família Mobilogix. 

Um exemplo de aplicação que essa funcionalidade permite é o rastreamento de container, casos de usos explorados e com resultados comprovados de clientes que já usam esta combinação. São dispositivos autônomos, não precisam ser carregados, é plug in play. 

Para ambientes indoor em indústrias ou centros de distribuição podem funcionar como Gateway se comunicando com os beacons. A capacidade dos equipamentos Mobilogix atuando como gateway suporta até 100 beacons simultâneos se comunicando. 

Para a logística com mobilidade externa, dentro do veículos, você pode usar os equipamentos apresentados anteriormente, conversando com os beacons das cargas rastreadas.


Você sacou o pulo do gato? 
 

É a integração para os diversos ambientes ou aplicações, não fica restrito só ao rastreamento ou só a logística de frotas, é amplo para indústria e rastreamento de ativos não restrito a ativos eletrônicos, podendo ser aplicados a pequenos e uma diversidade de objetivos. 

É um multiuso que acompanha a necessidade da sua organização desde os mais simples aos mais complexos desafios. 


Evolução Constante 


Além dos benefícios das conectividades CATM e NBIOT exploradas, também contam com nova linha de produtos com a conectividade LoRa em parceria com a Everynet. 

É agnóstico a tecnologia de conectividade. 


Customizações

De acordo com a sua demanda, ou se você não for um usuário final mas uma empresa que também atende essa cadeia como empresas de plataformas IOT, empresas de rastreamento, integradores etc você pode contar com a Mobilogix para operar:

Whitelabel: a marca e a identidade da sua organização usando produtos e serviços Mobilogix com a sua expertise. A sua organização foca no que sabe fazer de melhor, na especialidade de atuação dela e conta com o turnkey tecnológico de quem tem experiência, renome e reconhecimento no mercado. Os seus usuários nem enxergam a Mobilogix atrás e destaque e facilitada assertiva para sua organização. 

Equipamentos exclusivos: você pode ter um produto desenvolvido especialmente para sua organização com a sua marca. Inclusive, se você não sabe, há nesta modalidade em empresa que se tornou líder em segmentos específicos como rastreabilidade de scooter com mais de 4 milhões de equipamentos funcionando e conta com a Mobilogix para alcance global e suporte para os países em que sua organização queira atuar. 


Conheça um dos casos reais: 


⇒ Projetado e construído para ser  um dispositivo com recursos completos  no gerenciamento de sensores diversos, para uso na própria rede da Verizon e na plataforma ThingSpace.

⇒ Dispositivo projetado para lidar com diferentes casos de uso de IoT, desde rastreamento de ativos móveis até monitoramento interno e gestão de temperatura, Umidade, pressão e Luminosidade.

⇒ Dispositivo agora em sua segunda geração, otimizado para uso na Plataforma IoT da Verizon.

Cadeia Fria


Se atualize com alguns números e desafios do setor: 

⇒ A plataforma Statista afirma que o mercado global de alimentos e bebidas crescerá 8,21% ao ano, resultando em uma receita de US$ 277 milhões de receita já em 2021 e projetando atingir US$ 380 milhões de receita anual até 2025.

⇒ As recentes pesquisas do Pharmaceutical Commerce prevêem um aumento de 12,7% ao ano na demanda de medicamentos na cadeia de frio

⇒ A empresa Cargosense.com afirma que 20% dos medicamentos são destruídos devido ao mau funcionamento da cadeia de frio.

⇒ O desperdício de comida é ainda pior. O BCG (Boston Consulting Group) afirma que 1,6 bilhão de toneladas de alimentos são danificados ou desperdiçados a cada ano e esse número deve aumentar anualmente em 1,9% de 2018 a 2030


Há necessidade de gestão de temperatura , umidade, luminosidade e consumo de energia do produto? 
 

Os equipamentos da Mobilogix estão prontos para atender a sua demanda! 

 E como informado, o foco é nos processos total da demanda, sendo assim, é possível ter toda a solução de IOT implementada em toda fase do processo:

Sensores para gestão de temperatura , umidade, luminosidade e consumo de energia no armazenamento de alimentos e medicamentos refrigerados na indústria

Controle de inventário com rastreabilidade da cadeia produtiva e gestão de temperatura e umidade associadas

Gestão de transferência entre os centros de distribuição e os distribuidores , com controle de temperatura e umidade associados a gestão logística

Gestão de última milha de entrega, com controle logístico associado à gestão de temperatura , umidade e luminosidade associados

Controle de temperatura, umidade , luminosidade e consumo de energia em freezers estacionários nas grandes redes de varejo


Micromobilidade 


Para organizações que queira explorar serviços como aluguel ou compartilhamento de skates elétricos, patinetes, segway, bikes etc mas enfrenta desafios como:

⇒ Conformidade com as normas governamentais atualizadas

⇒ Compartilhamento de dados com autoridades de tráfego usando IoT

⇒ Direção Segura dos usuários dos serviços de micromobilidade

⇒ Sistemas de segurança embarcados em scooters, motos elétricas e bicicletas elétricas

⇒ Vandalismo e roubo

⇒ Escalabilidade de um serviço de micromobilidade


A plataforma integrada Mobilogix que combina devices de ponta com design apropriado para as características destas “coisas” e coleta da informação além de uma posição GPS como particularidades para aplicações de compartilhamento, de sensores para controle de aceleração, trepidação telemetria avançada entre outros é possível tornar seguro e você pode arriscar e sair na frente com projetos como este ainda pouco explorados no Brasil e com um parceiro que tem bagagem e muita bagagem no assunto. 

Certamente, você está cheio de ideias e talvez necessite de esclarecimentos adicionais. 

Se você faz parte do Masterthings do Tudo Sobre IoT pode ter acesso direto com Julio Tesser, head da operação do Brasil e da América Latina e com o CTO Ricardo Franco em nosso grupo de Membros. 

Visite https://mobilogix.com.br para conhecer outros equipamentos e ao fazer contato faça referência sobre o aprendizado que você obteve através deste artigo.

Você também pode gostar de ler

Caso de Uso IoT em Aeroporto

Em 14/02/2023 às 14h38 - Atualizado em 14/02/2023 às 14h39

MVNO OUTORGA E REGRAS DE PRESTAÇÃO ANATEL

Em 02/12/2022 às 06h09 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

SISTEMAS EMBARCADOS IOT NO AGRO

Em 02/12/2022 às 06h12 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

CADEIA DE VALOR DA IOT – ONDE NOS ENCAIXAMOS?

Em 02/12/2022 às 03h43 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

SOLUÇÕES DE INTERNET DAS COISAS SIGMAIS

Em 02/12/2022 às 05h32 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03

ENGENHARIA 4.0 – APLICAÇÕES DE IOT NA ENGENHARIA CIVIL

Em 01/12/2022 às 14h25 - Atualizado em 07/02/2023 às 15h03