IOT FEITO SIMPLES: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DOMÉSTICA COM NODEMCU E OLED

Continuemos nossa exploração pelo mundo do IoT, nas asas do NodeMCU! Vamos desenvolver uma estação meteorológica doméstica!

Continuemos nossa exploração pelo mundo do IoT, nas asas do NodeMCU! Neste tutorial, desenvolveremos uma estação meteorológica doméstica, onde se exibirá informações tais como temperatura e condições climáticas, tanto para o dia corrente quanto para os próximos 3 dias. Nossa estação também exibirá informações internas da casa, como temperatura e umidade relativa do ar.

O diagrama em blocos abaixo, nos dá uma visão geral sobre o projeto:


No vídeo abaixo, você pode ver como ficará o projeto final:

1: Lista de materiais (BoM)


Valores referenciais em USD


2: Instalando o OLED no NodeMCU


Suponho que você já tenha o IDE do Arduino preparado com todas as bibliotecas necessárias para executar o código NodeMCU. Caso não, leia as instruções em meu tutorial premiado: Do “blink” ao BLYNK, uma viagem pela “Internet das coisas” nas asas do NodeMCU ESP-12E

Agora é hora de instalar nosso velho conhecido, o display OLED SSD1306, cujas principais características são:

Conecte os pinos do OLED ao NodeMCU, conforme descritos abaixo e no diagrama elétrico acima:

O SSD1306 pode ser alimentado tanto com 5V (externo) quanto com 3.3V fornecidos diretamente do módulo NodeMCU.

Depois de conectar o OLED,devemos baixar e instalar sua biblioteca no IDE do Arduino. Usamos em projetos anteriores a biblioteca desenvolvida pela ACROBOT, que apesar de fácil de usar, é mais limitada. Desta vez exploraremos a poderosa biblioteca gráfica desenvolvida por Daniel Eichhorn.  Entre no link abaixo e faça o descarregue a biblioteca, instalando-a no IDE do Arduino:

https://github.com/squix78/esp8266-oled-ssd1306

Certifique-se de usar a versão 3.0.0 ou maior!

Depois de reiniciado o IDE, a biblioteca já deverá estar instalada.


A biblioteca suporta o protocolo I2C para acessar a modulo OLED, usando a biblioteca Wire.h:



#include <Wire.h>
 
#include "SSD1306.h"
 
SSD1306  display(ADDRESS, SDA, SDC);

Listaremos apenas algumas API mais importantes, as quais serão utilizadas com o OLED.

A lista completa poderá ser encontrada no GITHub fornecido anteriormente neste tópico.
 

A. Controle de exibição do display:

<strong>void init(); // Initialise the display</strong>
 
<strong>void resetDisplay(void); // Cycle through the initialisation</strong>
 
<strong>void displayOn(void); // Turn the display on</strong>
 
<strong>void displayOff(void); // Turn the display offs</strong>
 
<strong>void clear(void); // Clear the local pixel buffer</strong>
 
<strong>void invertDisplay(void); // Inverted display mode</strong>
 
<strong>void normalDisplay(void); // Normal display mode</strong>
 
<strong>void setContrast(char contrast); // Set display contrast</strong>
 
<strong>void flipScreenVertically(); // Turn the display upside down</strong>

 B. Desenho gráfico

void setColor(OLEDDISPLAY_COLOR color); // Sets the color of all pixel operations
 
void setPixel(int16_t x, int16_t y); // Draw a pixel at given position
 
void drawLine(int16_t x0, int16_t y0, int16_t x1, int16_t y1); // Draw a line from pos 0 to pos 1
 
void drawHorizontalLine(int16_t x, int16_t y, int16_t length); // Draw a line horizontally
 
void drawVerticalLine(int16_t x, int16_t y, int16_t length); // Draw a lin vertically
 
void drawFastImage(int16_t x, int16_t y, int16_t width, int16_t height, const char *image); // Draw a bitmap in the internal image format

C. Operações com texto:
 

void drawString(int16_t x, int16_t y, String text);
 
// Write the text at given position
 
uint16_t getStringWidth(const char* text, uint16_t length);
 
// Returns the width of the const char* with the current font settings
 
uint16_t getStringWidth(String text);
 
// Convenience method for the const char version
 
void setTextAlignment(OLEDDISPLAY_TEXT_ALIGNMENT textAlignment);
 
// TEXT_ALIGN_LEFT, TEXT_ALIGN_CENTER, TEXT_ALIGN_RIGHT, TEXT_ALIGN_CENTER_BOTH
 
void setFont(const char* fontData);
 
// Sets the current font.
 
// Available default fonts: ArialMT_Plain_10, ArialMT_Plain_16, ArialMT_Plain_24

D. Frames (“Ui Library”)

A Ui Library é utilizada para fornecer um conjunto básico de elementos Ui chamados, Frames e Overlays. Um Frame é usado para fornecer informações onde o comportamento padrão é exibir um Frame por um tempo definido e passar para o próximo (como “Paginas”). A biblioteca também fornece um Indicador de qual frame (ou página) está sendo mostrada. Um overlay, por outro lado, é uma informação (por exemplo, um relógio) que é exibido sempre na mesma posição.

void init(); // Initialise the display
 
void setTargetFPS(uint8_t fps); //Configure the internal used target FPS
 
void enableAutoTransition(); //Enable automatic transition to next frame
 
void disableAutoTransition(); // Disable automatic transition to next frame.
 
void setAutoTransitionForwards(); // Set the direction if the automatic transitioning
 
void setAutoTransitionBackwards(); // Set the direction if the automatic transitioning
 
void setTimePerFrame(uint16_t time); //Set the approx. time a frame is displayed
 
void setTimePerTransition(uint16_t time); //Set the approx. time a transition will take
 
void setFrameAnimation(AnimationDirection dir); //Configure what animation is used to transition
 
void setFrames(FrameCallback* frameFunctions, uint8_t frameCount); //Add frame drawing functions
 
int8_t update();  // This needs to be called in the main loop

Uma vez que o OLED e sua biblioteca estejam instalados, escreveremos um simples programa, o “Hello World” para testá-los. Entre com o código abaixo em seu IDE, o resultado deverá ser algo como mostrado na foto:


/* Hello World OLED Test */
 
#include   // Only needed for Arduino 1.6.5 and earlier
 
#include "SSD1306.h" // alias for `#include "SSD1306Wire.h"`
 
SSD1306  display(0x3c, 5, 4); // Initialise the OLED display using Wire library
 
void setup()
 
{
 
Serial.begin(115200);
 
display.init(); // Initialising the UI will init the display too.
 
display.flipScreenVertically();
 
&nbsp;
 
display.clear();
 
drawHelloWorld();
 
display.display();
 
}
 
void loop()
 
{
 
&nbsp;
 
}
 
void drawHelloWorld()
 
{
 
display.setTextAlignment(TEXT_ALIGN_LEFT);
 
display.setFont(ArialMT_Plain_10);
 
display.drawString(0, 0, "Hello world");
 
display.setFont(ArialMT_Plain_16);
 
display.drawString(0, 10, "Hello world");
 
display.setFont(ArialMT_Plain_24);
 
display.drawString(0, 26, "Hello world");
 
}

Agora, carregue a sketch: SSD1306SimpleDemo.ino, a qual faz parte dos EXEMPLOS incluídos com biblioteca.

Antes de executar o código, altere a conexão OLED pinos em conformidade:

// Initialise the OLED display using Wire library
 
SSD1306  display(0x3c, 5, 4);

O vídeo abaixo mostra o OLED executando o código de teste:

3: Obtendo os dados internos (“Indoor”)


Neste momento, nosso NodeMCU já pode se comunicar com o mundo pelo display! Instalemos agora um sensor digital de Temperature  e umidade, nosso bom e velho DHTxx (DHT11 ou DHT22). O site da ADAFRUIT fornece ótimas informações sobre esses sensores. Abaixo, algumas informações retiradas do site:

Visão geral

Os sensores de temperatura e umidade de baixo custo da família DHT, são muito básicos e lentos, mas ótimos para hobbyists que querem fazer algum registro de dados básico. Os sensores DHT são construídos em duas partes, um sensor de umidade capacitiva e um termistor. Há também um chip muito básico no interior que faz a conversão analógica para digital. O sinal digital gerado é bastante simples de ser lido usando-se qualquer micro controlador.

DHT11 vs DHT22

Temos duas versões do sensor DHT, eles se parecem e têm a mesma pinagem, mas possuem algumas características diferentes. Aqui estão as especificações:

DHT11

DHT22

Como você pode ver, o DHT22 é um pouco mais preciso e melhor sobre um intervalo ligeiramente maior. Ambos usam um único pino digital e são “lentos”, pois você não pode consultá-los mais de uma vez a cada segundo (DHT11) ou dois (DHT22).

Ambos os sensores funcionam bem para obter informações sobre o interior da casa a serem exibidas em nossa Estação Meteorológica Doméstica.


O DHTxx tem 4 pinos (olhando para o sensor, como mostra a foto, o pino 1 é o mais à esquerda):

Uma vez que normalmente você usará o sensor em distâncias inferiores a 20m, um resistor de 10K ohms deve ser conectado entre os pinos Data e VCC. O pino de saída será conectado ao pino D3 do NodeMCU (veja o diagrama acima).

Uma vez instalado o sensor em nosso módulo, faça o download da biblioteca DHT do repositório GitHub da Adafruit e instale-o no arquivo de bibliotecas do Arduino.

Uma vez recarregado o IDE do Arduino, a “biblioteca de sensores DHT” deverá estar instalada.

Definamos os parâmetros e variáveis associadas para o sensor  (usaremos em primeiro lugar oDHT22):



/* DHT22 */
 
#include "DHT.h"
 
#define DHTPIN D3
 
#define DHTTYPE DHT22
 
DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);
 
int localHum = 0;
 
int localTemp = 0;

Agora criaremos uma função para leitura dos dados:

/***************************************************
 
* Get indoor Temp/Hum data
 
****************************************************/
 
void getDHT()
 
{
 
float tempIni = localTemp;
 
float humIni = localHum;
 
localTemp = dht.readTemperature();
 
localHum = dht.readHumidity();
 
if (isnan(localHum) || isnan(localTemp))   // Check if any reads failed and exit early (to try again).
 
{
 
Serial.println("Failed to read from DHT sensor!");
 
localTemp = tempIni;
 
localHum = humIni;
 
return;
 
}
 
}

Uma vez de posse dos dados, usemos o OLED para mostrá-los :

/***************************************************
 
* Draw Indoor Page
 
****************************************************/
 
void drawDHT()
 
{
 
int x=0;
 
int y=0;
 
display.setFont(ArialMT_Plain_10);
 
display.setTextAlignment(TEXT_ALIGN_LEFT);
 
display.drawString(0 + x, 5 + y, "Hum");
 
&nbsp;
 
display.setFont(ArialMT_Plain_10);
 
display.setTextAlignment(TEXT_ALIGN_LEFT);
 
display.drawString(43 + x, y, "INDOOR");
 
display.setFont(ArialMT_Plain_24);https://youtu.be/7kg6Q7guoWk
 
String hum = String(localHum) + "%";
 
display.drawString(0 + x, 15 + y, hum);
 
int humWidth = display.getStringWidth(hum);
 
display.setFont(ArialMT_Plain_10);
 
display.setTextAlignment(TEXT_ALIGN_LEFT);
 
display.drawString(95 + x, 5 + y, "Temp");
 
display.setFont(ArialMT_Plain_24);
 
String temp = String(localTemp) + "°C";
 
display.drawString(70 + x, 15 + y, temp);
 
int tempWidth = display.getStringWidth(temp);
 
}

A foto abaixo mostra como os dados serão apresentados no display:


Você poderá fazer o download do código completo para operação “indoor” á partir de meu GitHub:

Home Weather Station Indoor code


4: Obtendo os dados externos (“Outdoor”):


Nossos dados meteorológicos serão fornecidos por um serviço gratuito, o “Weather Underground“. Você precisará criar uma conta em seu site e obter uma chave para poder se utilizar da API. Faça-o, seguindo as instruções no link abaixo:

https://www.wunderground.com/weather/apihttps://youtu.be/7kg6Q7guoWk

Nossa estação meteorológica doméstica é baseada no extraordinário trabalho desenvolvido por Daniel Eichhorn (@ squix78). Siga as instruções constantes de seu GitHub para obter as bibliotecas apropriadas. Você precisará ao menos, instalar as bibliotecas abaixo:

Weather Station by Daniel Eichhorn: https://github.com/squix78/esp8266-weather-station
Json Streaming Parser by Daniel Eichhorn: https://github.com/squix78/json-streaming-parser
Depois de ter as bibliotecas instaladas e o IDE reiniciado, baixe o programa completo a partir de meu GitHub:

MJRoBot Home Weather Station code

Depois de ter o código carregado no IDE do Arduino, abra o arquivo stationCredentials.h e entre com seus dados pessoais:

/* WIFI */
 
const char* WIFI_SSID = "YOUR SSID";
 
const char* WIFI_PWD = "YOUR PASSWORD";
 
/* Wunderground Settings */
 
const boolean IS_METRIC = true;
 
const String WUNDERGRROUND_API_KEY = "YOUR KEY";
 
const String WUNDERGRROUND_LANGUAGE = "EN";
 
const String WUNDERGROUND_COUNTRY = "CL";
 
const String WUNDERGROUND_CITY = "Santiago";

Observe que as informações meteorológicas que iremos recuperar do serviço W.Underground serão sobre Santiago (“city”) e CL (“country”: Chile). Você também deve alterá-las com os dados de sua cidade.

E é isso aí, pessoal!

Sua estação meteorológica doméstica deverá estar funcionando agora! Nas fotos abaixo, você pode ver meu protótipo funcionando:


5: Colocando a estação “na caixa”

A última etapa é montar nossa estação em uma caixa. Fiz duas montagens diferentes em caixas plásticas. Você decide a melhor maneira de “empacotar” seu projeto!


Em outra montagem, aproveitei e também testei a estação com o DHT11.

Não se esqueça de alterar os dados do DHT no arquivo “stationDefines.h”.


6: Conclusão

Como sempre, espero que este projecto possa ajudar outros a encontrarem o seu caminho no emocionante mundo da electrónica e do IoT!

Visite o meu depositário no GitHub para obter os arquivos atualizados:

MJRoBot Home Weather Station depository

Não deixem de visitar e seguir minha página: MJRoBot.org no Facebook

Saludos desde el sur del mundo!

Até o próximo tutorial!

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