ESTACIONAMENTO INTELIGENTE
A solução cloud-connected facilitou a busca de carros, aumentou a fluidez do estacionamento e melhorou o aproveitamento de energia no gerenciamento de 400 vagas.
Um estacionamento inteligente conectado com base na nuvem, e sistema de gestão, inclui diversos dispositivos de hardware e software que costumam demandar esforços significativos dos integradores de sistemas, que têm como desafio garantir uma gestão estável do estacionamento e de dados para as empresas administradoras.
Recentemente, a Advantech realizou a transformação digital de um estacionamento com 400 vagas, proporcionando uma experiência de alta qualidade para o usuário, levando em consideração diferentes formas de pagamento, como EasyCard, cartão de crédito e dinheiro e pagamento de terceiros. O projeto também precisava minimizar os custos de mão de obra e gerenciamento.
“Para esse tipo de projeto, são necessários três aplicativos SaaS, com um sistema de orientação e busca de veículos no estacionamento, sistema de gerenciamento de cobrança de pedágio e um sistema de controle de iluminação inteligente. Além disso, com esses três conjuntos de software, foi necessário instalar uma licença máquina de gateway de reconhecimento de placa, um quiosque inteligente de busca de automóveis, uma máquina automática de cobrança de pedágio, dispositivos de detecção sem fio para cada estacionamento e placas de orientação de estacionamento”, explicou Lucas Nogueira, especialista da Advantech Brasil.
O projeto de estacionamento inteligente conectado à nuvem foi dividido em quatro partes:
1- A camada inferior foi para aplicação smart edge, o sistema de gateway que gerencia a entrada e saída de veículos;
2- A segunda camada foi responsável pela orientação da vaga de estacionamento depois de entrar no estacionamento, bem como sensoriamento da grade de estacionamento e controle automático de iluminação;
3- A terceira camada foi a plataforma de nuvem WISEPaaS, que atuou como uma ponte entre os dispositivos e formulários;
4- A camada superior eram os três aplicativos SaaS desenvolvido pelo integrador de sistema.
O SRP da Advantech é uma solução ponta-a-nuvem completa, incluindo a adoção de três computadores industriais – MIC-7700, ITA-1711 e PPC-3150 – para camada inferior. Esses computadores forneceram uma plataforma de hardware de computação de ponta, com alto desempenho e ofereceram boa dissipação de calor sem ventilação.
O nó sensor Wzzard e o gateway WISE-6610 foi instalada na segunda camada, instalada nas vagas de estacionamento e utilizam comunicação sem fio, parar economizar nos custos da fiação.
“Na terceira fase do projeto, a plataforma de nuvem WISE-PaaS permitiu aos desenvolvedores projetar facilmente seus próprios aplicativos SaaS através do Banco de dados WISE-PaaS/ EnSaaS, hub IoT e recursos do painel. Com a ajuda de mensagem na nuvem e recursos de controle remoto do WISE-Pas /EdgeSense no gerenciamento de equipamentos, os usuários podem diagnosticar, restaurar e reiniciar remotamente sem ter para visitar o site”, explica Lucas Nogueira.
Com a solução Advantech SRP, foi possível reduzir a carga de mão de obra de desenvolvimento e o custo de manutenção pós-venda. Com expansão flexível e configurações para estacionamentos comerciais, a solução facilitou a transformação digital de estacionamentos localizados em prédio de escritórios.
Produtos utilizados
- MIC-7700 – Computador compacto fanless com 6th/7th Gen Intel® Core™ i CPU Socket (LGA 1151)
- ITA-1711 – Sistema Fanless Compacto Intel® Celeron™J1900 com Multiplas portas COM e displays
- PPC-3150 – Tablet de 15″ polegadas fanless com processador Built-in Intel® Atom™ Quad-core
- Wizzard – Industrial-grade LoRa Dedicated Sensing Node
- Wise-6610 – Gateway Industrial LoRaWAN
- WISE- PaaS – Plataforma de nuvem para sistema IoT