Z-Wave e Zigbee

Z-Wave e Zigbee

História

A rede Z-Wave teve seu início no ano 2.000 e hoje há mais de 2.600 produtos homologados com este protocolo.

A rede Zigbee começou a ser desenvolvida nos anos 90 e foi oficializada em 2004. Atualmente com milhares de produtos certificados.

Não vou fazer uma comparação técnica entre as duas, mas eu me aventuro a dizer que o Zigbee está ganhando a corrida para se tornar um padrão dentro de nossas casas, junto com as redes WiFi.

 

Mas o que é, então, Zigbee.

Ele é um protocolo de rede sem fio e de baixo consumo. Há dois aspectos muito interessantes quando pensamos na Casa Conectada/Inteligente. Primeiramente, ele usa a topologia Mesh. Cada dispositivo com Zigbee precisa se comunicar com um gateway. O gateway tem algumas funções importantes:

  • Ele é responsável por fazer a conexão entre os dispositivos
    Zigbee e a Internet, permitindo que os dispositivos troquem
    informações com as plataformas na nuvem e com o usuário.
  • O gateway também pode ser capaz de executar as lógicas e
    automatismos localmente e assim não depender da comunicação
    com as plataformas na nuvem.

Mas como cada dispositivo Zigbee só consegue se comunicar a uma distância de 15 a 20m (para ser econômico em energia), o que é pouco quando pensamos no tamanho de uma casa, ele usa o truque de usar seus colegas como ponte até conseguir chegar ao gateway.

Esta é a topologia chamada Mesh. Assim, se tivermos dispositivos espalhados pela casa, mas que cada um esteja a menos de 20m de um outro, montamos um caminho para que todos consigam falar com o gateway. Pronto! Baixo consumo e grande alcance!

 

Interconectividade

Outro ponto interessante e muito útil para a Casa Conectada/Inteligente é a chamada interconectividade. Isto significa, na prática, que você não está preso a um único fabricante.

Todos os dispositivos Zigbee forma concebidos para se comunicarem entre si e com o gateway sem depender de marca ou fabricante. Assim, você pode misturar fabricantes em sua casa, escolhendo os mais adequados à sua necessidade e orçamento. E pode trocar, por exemplo, um dimmer Zigbee de fabricante A, por outro do fabricante B sem grandes dores de cabeça.

Então, com dispositivos Zigbee, podemos cobrir todas distâncias dentro de uma casa e ainda podemos escolher os melhores e mais convenientes produtos no mercado.

 

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Newsletter IOT

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Eventos

Últimos Videos do Canal

Congresso Online

Industria

Cases IOT

Webinários

Inscreva-se em nossa newsletter

OFERTA BLACK FRIDAY

VAGAS LIMITADA com Condições e Bônus Especiais

Aproveite esta oportunidade única, não sei quando a próxima turma será aberto novamente para o Público (com outro valor e sem todos esses bônus).