Visão Computacional

Advantech Edge IA Computing e os Benefícios da Visão Computacional

A Advantech participou em março da Conferencia Tudo Sobre IOT 2022 com a palestra do Lucas Nogueira que apresentou aspectos importantes sobre a visão computacional (VC) e o potencial que essa tecnologia tem para aumentar a receita da organização, economizar tempo e dinheiro, melhorar a experiência do cliente e automatizar trabalhos perigosos.

Em aplicações de visão computacional, o edge computing é bastante utilizado por permitir o processamento das informações “na borda”.

Também ressaltou que a maioria das aplicações de visão computacional exige muito desempenho do hardware, o que acaba elevando os custos da tecnologia.

Neste caso, a edge computing é a solução mais adequada, pois conseguimos descentralizar os dados, diminuir a necessidade de desempenho, processá-los na ponta e enviar para o cloud/servidor apenas a informação necessária, reduzindo custos no processo.

Para entender e conhecer mais sobre o assunto acompanhe o conteúdo!

 

Inteligência Artificial

Trazendo a inteligência artificial para uma definição bem simples, ela é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que tem o objetivo de desenvolver tecnologias que simulem a inteligência humana através de algoritmos computacionais.

Quando ouvimos falar sobre inteligência artificial, podemos imaginar imediatamente o que vemos em filmes de ficção, onde a IA é movida por robôs autônomos ou coisas totalmente fora da realidade, mas cada dia que passa esse pensamento vem se moldando, a IA vai se encaixando a novas aplicações, agora totalmente possíveis e sendo aplicada nos mais diversos cenários.

Existem pessoas que aliam a IA a substituição da mão de obra humanas por máquinas autônomas com capacidade de aprenderem e pensarem como nós. E de fato alguns trabalhos, quem sabe, poderão ser substituídos principalmente os quais possuem uma sequência lógica, repetitiva muitas vezes. Mas a inteligência artificial e os humanos andam de mãos dadas e para que o processo aconteça é necessário ter alguém que “aperte o botão”. Então a verdadeira mudança, será a substituição do profissional que não se adequar, se atualizar e passar a utilizar a IA no futuro e o mesmo se aplica as empresas.

Falando sobre a definição de IA é preciso citar dois pontos fundamentais que são: algoritmo e dados:

  • Podemos definir algoritmo como uma receita, ou seja, uma sequência de passos lógicos necessários para executar uma tarefa. Então, ele é um conjunto finito de instruções precisas para executar uma ação com o objetivo de resolver algum problema, por exemplo. Mas ele depende de dados para ser alimentado e funcionar de fato.

 

  • A inteligência artificial só é inteligente se ela possuir dados para serem trabalhados. Você pode desenvolver o melhor algoritmo, se você não coletar dados, simplesmente não existe inteligência.

 

Edge Computing

O Edge computing ou computação de borda possibilita reações instantâneas e tem a capacidade de processar os dados em tempo real e no local onde eles são coletados. E isso elimina grande parte do tempo de reação de um sistema de nuvem tradicional.

Ao processar dados no próprio local também evita possíveis problemas de transmissão e armazenamento de muitos dados na nuvem, por exemplo, o que eleva o custo da solução.

Visão computacional

A visão computacional (VC) é um campo da inteligência artificial que replica a visão humana em máquinas, a partir de informações de imagens.

Assim, a VC visa reconstruir, analisar e compreender a imagem dando ao computador a possibilidade de “enxergar”.

Apenas 10% das organizações estão utilizando VC hoje, 37% disseram que têm planos definitivos para implementar e 44% relatam que estão investigando a tecnologia, disse o estudo.

Com isso, o mercado da visão computacional deve crescer a uma taxa de 7,6% de 2020 a 2027, levando-o a um valor de USD 19,04 bilhões anuais até lá, de acordo com previsão da Grand View Research.

Cases de sucesso da Advantech

1. Reconhecimento de placa de veículos

A tecnologia de reconhecimento de placas de veículos (LPR) pode ser aplicada em diversos cenários, como estacionamento, controle de acesso à entrada ou segurança.

O uso da inteligência artificial pode atingir uma precisão de até 98%.

O AIR-200 tem dois Intel® Movidius™ Myriad™ X integrados que permitem o reconhecimento de placas de veículos e tratamento dos dados na borda.

 

2. Controle de tráfego

O AIR-020T lida com a tarefa de reconhecer os tipos de veículos e/ou placas, enquanto conta os números de cada tipo de veículo e relata os resultados da análise para uso posterior no controle de tráfego, monitoramento, previsão de congestionamento, gerenciamento de tráfego e decisões operacionais.

O AIR-020T processa entradas de 2 canais, codifica e decodifica vídeo 1080p e detecta, grava e processa com precisão os dados de fluxo/vídeo capturados de câmeras IP. Ele realiza inferência de IA e relata os dados analíticos, tudo em um sistema, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

 

Sobre a Advantech

A visão corporativa da Advantech é possibilitar um planeta inteligente. A empresa é líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas. Para abraçar as tendências de IoT, big data e inteligência artificial, a Advantech promove soluções de hardware e software de IoT com o núcleo Edge Intelligence WISE-PaaS para ajudar parceiros de negócios e clientes a conectarem suas cadeias industriais.

A Advantech também está trabalhando com parceiros de negócios para cocriar ecossistemas de negócios que aceleram o objetivo da inteligência industrial. Está preparada para dar apoio as empresas de todos os setores com tecnologia de nível industrial para soluções de IoT para varejo, setor médico, transportes, agricultura, segurança, portos e aeroportos, logística e outros.

Sobre a Conferência 2022

Evento 100% online e te entrega casos reais que foram implantados pelas Empresas e Profissionais do programa Masterthings. Você vai ter acesso a soluções emergentes que são realidade e como o futuro está sendo construído com dados de mercado e estudos de renomadas instituições selecionados pelos Mestres e Pesquisadores da Maior Comunidade de Internet das Coisas do Brasil. Adquira seu ingresso em: https://tudosobreiot.com.br/conferencia-2022/

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).