Transformação Digital: Realidade Social que Impacta as Empresas

Realidade Social que Impacta as Empresas
Por Júlio Garcia e Hudson Riolino, engenheiros da Advantech Brasil.

 

Diversas fontes trazem definições sobre o que é a transformação digital. Em muitas delas, o conceito está relacionado somente ao uso das tecnologias para melhorar o desempenho de uma empresa ou pessoa no dia a dia, ficando restrita a uma transformação estrutural. Porém, a transformação digital não diz respeito apenas à criação de novos mecanismos, dispositivos e serviços que facilitam nossa vida de alguma maneira, mas sim ao processo cultural implementado para favorecer uma “mentalidade digital” nas empresas, independentemente dos produtos ou serviços por ela oferecidos, por mais “analógicos” que sejam. Todos nós, de alguma forma, já fomos impactados pela transformação digital. E com as empresas isso não é diferente. Vivemos um cenário de mudanças constantes e novos processos podem ser substituídos para obter melhores resultados. Para que as empresas se adaptem a essas mudanças, é importante ter como foco a melhoria dos processos.

A comunicação por meio de aplicativos alcançou patamares gigantescos nos últimos meses. Pedimos refeições e marcamos consultas médicas com alguns cliques. Os donos de carros com tecnologia embarcada não precisam mais se preocupar quando precisarão fazer as manutenções preventivas, porque os veículos já possuem dados necessários para avisar o motorista, por meio de aplicativos, e no painel, o momento certo para as revisões. Nos processos fabris, máquinas emitem dados a todo momento, sendo armazenados em plataformas para estudos sobre necessidades de parada para manutenção, abastecimento de matéria prima e outros aspectos de prevenção e predição. Já há algum tempo, inúmeras tecnologias fazem parte da vida das pessoas e causam impactos na sociedade. A transformação digital nas empresas, por conta disso, é uma consequência das mudanças ocorridas na sociedade, e não a causa dessas mudanças.

Impactados por novas tecnologias e diferentes tempos de resposta, os novos hábitos dos consumidores demandam mais foco e metodologias ágeis. Agora, utilizar tecnologias, pode ser a diferença crucial para ampliar a capacidade dos serviços, aumentar a produção com mais qualidade, diminuir o gasto com manutenção corretiva, evitar equipamentos parados indevidamente por conta de algum componente com defeito. Com a transformação digital, é possível às empresas otimizar a infraestrutura; reduzir custos a partir da transformação de processos; aumentar a produtividade; integrar parceiros em uma plataforma online; Prevenir problemas em potencial; melhorar processos de decisão; garantir maior satisfação do cliente.

Todo esse aprimoramento impacta diretamente no aumento do lucro operacional. Para iniciar o processo, a empresa precisa, primeiramente, estabelecer os seus objetivos, estudando cada processo e identificando pontos de melhoria. O grande passo para essa transformação está na mudança na cultura das empresas, que precisam estar atentas às necessidades dos clientes, buscando um alinhamento entre os negócios e a tecnologia presente na vida das pessoas. A modernização das áreas nos negócios, a busca por mais agilidade, melhores habilidades e a automatização de processos podem ser a chave para manter o crescimento e, até mesmo, a sobrevivência de empresas em um mundo cada dia mais digital.

 

Sobre a Advantech

A visão corporativa da Advantech é possibilitar um planeta inteligente. A empresa é líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas. Para abraçar as tendências de IoT, big data e inteligência artificial, a Advantech promove soluções de hardware e software de IoT com o núcleo Edge Intelligence WISE-PaaS para ajudar parceiros de negócios e clientes a conectarem suas cadeias industriais. A Advantech também está trabalhando com parceiros de negócios para cocriar ecossistemas de negócios que aceleram o objetivo da inteligência industrial. Está preparada para dar apoio as empresas de todos os setores com tecnologia de nível industrial para soluções de IoT para varejo, setor médico, transportes, agricultura, segurança, portos e aeroportos, logística e outros Saiba mais: www.advantech.com.br

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Inscreva-se em nossa newsletter