Confira nosso vídeo e fique por dentro do assunto: Provisionamento Remoto de Simcard
Aplicações IoT B2B terão dificuldades se permanecer dependentes apenas do SIMCARD tradicional, que é baseado apenas na associação com uma operadora de rede.
A Embedded SIM Specification da GSMA fornece um mecanismo padrão mundial único para o provisionamento e gerenciamento remoto do simcard, permitindo a troca OTA (“over the air”) de uma operadora para outra operadora, sem depender de intervenção manual.
A troca do simcard manual é problemática e o provisionamento remoto resolve uma série de demandas, como:
- Para produto globais com a troca de operadora local quando o produto é implantado no seu destino/usuário final. Ex.: o produto é fabricado na Alemanha, sairá de lá com uma operadora da região mas quando o produto chega ao Brasil pode assumir a operadora do país. Afinal, não é permitido no Brasil o roaming permanente e há menor latência ao usar operadora local, preservando a qualidade no nível de serviço.
- Resolve o desafio de gerenciar esses dispositivos em operação (manutenção) quando muitos dispositivos estão localizados remotamente – pela facilidade de configurar serviços a distancia de forma ágil e sem custos logísticos.
- O ciclos de vida dos produtos IoT são de anos e ter a opção de trocar de operadora após alguns anos em operação analisando cobertura, serviços oferecidos pelas operadoras e tarifas traz vantagem ao modelos de negócios de IoT.
A base da sua missão está na aprendizagem para atingir profissionais maduros como você a tornar o impossível, possível. Thelma Troise, CEO do Tudo Sobre IOT é apaixonada pelos resultados que a Internet das Coisas entrega tornando o mundo mais inteligente e sustentável. A administradora, há 20 anos trabalha com o emergente, participando ativamente deste ecossistema que está estimado em 20 Bilhões até o final do 2020.