PCN: Plano de Continuidade de Negócio

PCN: Plano de Continuidade de Negócio.

Lições aprendidas no ambiente corporativo com a epidemia “Coronavírus”

Me pergunto o que podemos aprender e melhorar no nosso mundo corporativo com crises e problemas que fazem parte do nosso cenário, são ciclos que não podemos evitar, apenas nos preparar melhor para a situação.

Entre crises econômicas, elétricas, bolhas imobiliárias e de epidemia, como a que enfrentamos agora, sempre esteve em pauta discutir o PCN: Plano de Continuidade de Negócio.

O Plano de continuidade de negócios, não é nada mais do que na sua essência, reunir um grupo de pessoas para discutir a princípio, alternativas para determinada atividades, processos, sistemas e outros itens do dia a dia de uma empresa, onde, a viabilidade do mesmo está diretamente ligado a possíveis falhas e prejuízos.

Infelizmente o mercado brasileiro aprende pela dor, as vezes falta orçamento, as vezes falta estratégia e as vezes falta a cultura da prevenção.

Mas como dizem os sábios, “não podemos recuperar o leite derramado, precisamos olhar para o leite que sobrou no copo”.

Então, quais são as melhores lições que podemos aprender hoje deste cenário que estamos vivendo de epidemia de Coronavírus?

Cenário 01: Home Office ou trabalhar em casa;

Home Office ou trabalhar em casa

Este tema abre uma série de discussões, mas, já não é mais uma questão de permissão, é uma questão de como enfrentar seu concorrente mais produtivo e com menos custos. Qual será o segredo deste cenário? Simples, questão de definir o SLA de resposta para solicitações, seja por e-mail, seja por whats, seja pela intranet ou qual quer meio estabelecido pela empresa em seu contrato de trabalho ou de prestação de serviço, este mecanismo ajuda e ajusta as expectativas dos colaborares e seus clientes. Neste cenário, vale a pena destacar, a quantidade de pessoas, que não mais se deslocando pela cidade, resolvendo inúmeras reuniões com a solução de vídeo conferência, este é outro item, que acredito, vamos ter uma transformação cultural rápida.

Cenário 02: Security ou Proteção de Dados;

Security ou Proteção de Dados

Para o “Home Office” é necessário ajustar a segurança da informação, não basta fechar uma VPN e mandar o funcionário para casa, é necessário pensar que ele neste processo é uma filial, uma loja, uma extensão da sua empresa, é necessário criar dupla autenticação, identificar e garantir seus privilégios de acesso, garantir a integridade da informação e a segurança dos dados de colaboradores, clientes e processos.

Cenário 03: Recursos Humanos;

Recursos Humanos

Para que as condições dos itens acima descritos possam dar certo, é necessário que este departamento faça a adequação atualizando o modelo, regras e contrato de trabalho. Políticas de acesso e permissões, clausulas claras nos consentimentos e na utilização das informações da empresa.

Cenário 04: Sistemas, Processos e Governança;

Sistemas, Processos e Governança

Neste cenário, precisamos garantir que os sistemas estejam disponíveis, revisados e estáveis para utilização, o principal neste processo, é a revisão é a garantia de rotinas de testes e o scan de vulnerabilidades recorrentes, pois, como todos sabemos, um sistema passa por uma série de alterações, seja ela, fiscal, relatórios ou regras de negócio. Neste cenário, se faz importante que a empresa tenho indicadores de falhas em tempo real e equipe para prevenção ou correção imediata do ambiente.

Cenário 05: Infraestrutura e Backup;

Infraestrutura e Backup

Se conseguimos alcançar os objetivos dos itens acima, então conseguimos uma redução de custo, pois, trabalhos com eficiência, compactos e padronizados por um SLA, evitando erro humano e oscilações em nosso tempo de resposta, em todos os cenários. Não podemos esquecer do item Backup, pensar na recuperação de dados, ou em algum plano de contingência logica e física são essenciais, também vivemos numa cidade que sofre com alagamento, quem disse que amanhã você vai conseguir entrar no prédio? Quem disse que sua empresa precisa parar porque a rua alagou?

Cenário 06: Compliance

compliance

Com os processos acima descritos bem executados, damos também um grande passo para colocar a empresa em compliance para uma certificação e adequação para LGPD.

Vale destacar que, muitas vezes, dependendo da complexidade da situação da empresa, uma opção é contar com consultores experientes em estratégia e reestruturação de tecnologia para dar apoio as tais mudanças.

Autor: Valtir Bonfiglioli

Confira abaixo mais informações do expert e da palestra ministrada por ele no Congresso On Line Tudo Sobre IoT. Para acesso ao Congresso, faça sua inscrição em AQUI.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Newsletter IOT

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Eventos

Últimos Videos do Canal

Congresso Online

Industria

Cases IOT

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Webinários

Inscreva-se em nossa newsletter