Ônibus Inteligente

Solução integrada fornece tecnologia para o interior dos veículos, capturando dados para aumentar o custo-benefício dos ônibus urbanos da cidade de São Paulo

 

Em 1950, a população urbana mundial era de apenas 746 milhões. Em 2014, havia crescido para 3,9 bilhões. À medida que as cidades se desenvolvem, os problemas causados ​​pelo tráfego se tornam cada vez mais desafiadores. São Paulo, por exemplo, a 4ª maior cidade do mundo, enfrenta problemas sociais, econômicos e ambientais, além de graves dificuldades de transporte. Seguindo a tendência de outras grandes capitais em todo o mundo, as cidades brasileiras estão buscando soluções tecnológicas para aumentar a eficiência do transporte.

 

Ofertando uma solução completa para os veículos, ao lado de seus parceiros, a Advantech aposta em tecnologias capazes de transformar um ônibus comum em um ônibus inteligente, proporcionando mais previsibilidade para a população, operadoras de transporte e governos municipais.

 

“Os ônibus inteligentes permitem que o passageiro tenha informações detalhadas sobre a disponibilidade de veículos nas linhas e tempo de espera nas paradas, com muito mais precisão, além de proporcionar mais acessibilidade no interior dos veículos, com aviso de paradas, por meio dos canais internos, para as pessoas com deficiência visual”, explica Hudson Riolino, analista de aplicação da Advantech Brasil.

 

Os veículos inteligentes também poderão adotar novos sistemas de segurança, com botão de pânico e comunicação imediata com a central. Motoristas das linhas também poderão se beneficiar do fornecimento de dados sobre a pontualidade das viagens, evitando comboios e mantendo o itinerário correto para atender todos os pontos da linha. Com a tecnologia, o motorista poderá controlar o desempenho de forma autônoma, sem qualquer interferência de uma central ou supervisores.

 

As tecnologias que compõem o sistema do ônibus inteligente significam um novo passo para o transporte público brasileiro, por meio da conectividade e interatividade em tempo real. Anteriormente, as companhias estavam contando com soluções de geolocalização, sem comunicação direta com o motorista por meio da Internet das Coisas (IoT).

 

A solução de tecnologia, que pode ser customizada de acordo com a necessidade das operadoras, é composta por:

  • Câmeras,
  • Wi-Fi,
  • Sistema de Áudio,
  • Telas de Anúncio,
  • Letreiro/Itinerário Eletrônico,
  • Botão de Pânico,
  • Terminal de motorista compatível com os modelos de validadores utilizados atualmente, oferecendo dados para melhoria contínua do transporte público.

 

“O item principal desse sistema é a Unidade Central de Processamento (UCP),  um computador compacto que conta com Processador Intel Atom e possui as particularidades necessárias para funcionamento embarcado, ou seja, embutido no veículo, e com inteligência central, que realiza o tratamento e entrega de dados e informações para quem precisa tomar decisões”, explica Hudson.

 

A gestão dos dados, que podem indicar até mesmo volumes de gastos com combustíveis e trocas de pneus, poderão trazer mais eficiência para operadores e governos, abrindo novas possibilidades para melhorias na mobilidade urbana.

 

Sobre a Advantech
Fundada em 1983, a Advantech é líder mundial no fornecimento de produtos e soluções embarcadas e de automação confiáveis e inovadores. Com um portfólio de mais de 7 mil produtos e uma rede de mais de 8 mil pessoas talentosas trabalhando em 92 grandes cidades do mundo, oferece um portfólio abrangente da Internet das Coisas (IoT), serviços de design centrados no cliente e suporte global à logística. Reconhecida por desenvolver e fabricar componentes de computação e software de hardware de alta qualidade e alto desempenho, além de plataformas completas por mais de 30 anos, a empresa de bilhões de dólares colabora estreitamente com parceiros selecionados em uma ampla gama de setores de mercado para oferecer soluções em nuvem para uma ampla gama de aplicativos – impulsionando cidades inteligentes e o avanço da IoT – enquanto obtém a visão corporativa coletiva de possibilitar um planeta inteligente.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Inscreva-se em nossa newsletter

Descontão de Blackfriday

VAGAS LIMITADA com Condições Especiais

Aproveite esta oportunidade única, não sei quando a próxima turma será aberto novamente para o Público (com esse valor).