A nossa geração cresceu dentro de uma perspectiva de mundo de ciência ficção, embalada pelos desenhos animados e de outras tantas series televisivas, que semearam no nosso inconsciente essa realidade que viveríamos no futuro.
O que vemos hoje em dia não é nada diferente do que sonhávamos ter quando crianças – as coisas se comunicam entre si e interagem com seu dono.
E isso já tem um nome: “IoT – Internet of Things”, a Internet das Coisas!
Objetivamente ela permitirá (ou melhor, já permite) a interligação de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores. Trocando informações sobre status, localização, funcionamento, problemas, decisões, etc., onde algoritmos serão responsáveis por processar essas informações, responder ao objeto e gerar uma grande quantidade de dados que serão armazenados em potentes servidores na nuvem. E se você quiser, o mundo todo poderá interagir com o teu mundo.
São muitas as facilidades que encontramos hoje com os sistemas colaborativos de compartilhamento do conhecimento pela internet. O grande trabalho é sistematizar esse conhecimento para que se torne prático ao indivíduo comum, ou seja, você mesmo. E assim torna-lo útil ao seu dia a dia. Dar conforto, melhorar a sua vida cotidiana.
É claro que você não pode predizer o futuro mas pode ajudar a construí-lo.
Para aqueles que se interessam por participar ou ajudar a construir essa realidade é que estamos aqui hoje!
Mas cuidado com os “hackers” … eles poderão invadir a sua geladeira.”
(Extraído do prefácio do livro ”ArduFarmBot”, de Marcelo Rovai e Maurício Pinto)

A base da sua missão está na aprendizagem para atingir profissionais maduros como você a tornar o impossível, possível. Thelma Troise, CEO do Tudo Sobre IOT e Diretora Comercial da Parlacom M2M & IoT, é apaixonada pelos resultados que a Internet das Coisas entrega tornando o mundo mais inteligente e sustentável. A administradora, há 20 anos trabalha com o emergente, participando ativamente deste ecossistema que está estimado em 20 Bilhões até o final do 2020.