Impacto do Coronavirus no Mercado de Rastreamento Automotivo Brasileiro

IMPACTO DO CORONAVIRUS NO MERCADO DE RASTREAMENTO AUTOMOTIVO BRASILEIRO

Por Waldir Belinazzi

Sócio Fundador do Tudo Sobre IoT e do Portal KonteKomigo – Internet of Things

Segundo dados comparativos de março de 2020 com março de 2019 publicados pelo ISP – Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e pela Segurança Pública do Estado de São Paulo comprova que os roubos tiveram queda de 36% para os carros e 46% para cargas no estado do Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo tivemos 41,5% e 31% respectivamente (*).

Essa queda observada é o resultado direto das ações de isolamento social que impactaram na circulação geral das pessoas. Outro fator importante é que tivemos uma queda violenta na circulação de veículos de passeio e dos veículos de cargas nas estradas e nas cidades brasileiras.

No último mês o Governo Federal tem falado muito dos problemas econômicos que o isolamento social está provocando junto a população e no meio empresarial em geral. Essa crise, segundo os especialistas, será sem precedentes existente na história do Brasil e do mundo.

Teremos de um lado os governos estaduais falidos em função de que as mercadorias não circularam em sua totalidade, e, portanto, não geraram os impostos necessários para manter a máquina governamental viva. Estas faltas de recursos financeiros atingirão de frente setores como a segurança pública e, aliado aos altos índices de desemprego crescentes, gerarão um ambiente propicio a roubos em geral.

Já estamos comprovando os efeitos dessa crise nessas últimas semanas onde passamos a receber informações do encerramento de atividades de várias empresas dos ramos do comércio, serviços e indústria sendo algumas muito grandes. Também estamos vivenciando uma taxa de desemprego em torno de 13% a qual é a maior taxa de desemprego dos últimos 29 anos e a previsão de alguns especialistas é de que poderá chegar acima de 18% nos próximos meses.

Acompanhando algumas empresas de rastreamento do mercado constata-se que elas sofreram os primeiros impactos no início da pandemia com a inadimplência dos clientes, enfrentaram parada geral nos projetos em andamento e nas novas vendas sendo que o nível de cancelamentos explodiram principalmente junto aos clientes que prestavam serviços nos mercados mais atingidos pelo isolamento como por exemplo da locação de veículos em geral e dos clientes que possuíam frotas internas de veículos na indústria e comércio.

As empresas de rastreamento menos atingidas foram aquelas que prestam serviços para empresas de transportes as quais mesmo em situação de pandemia ainda tiveram oportunidade de manter os veículos transitando para efetuarem a continuidade na distribuição e abastecimento e também para aquelas que prestavam serviços para as seguradoras que apresentou uma queda de apenas 20%.

Mediante ao período de isolamento extenso e aos impactos dos problemas econômicos, as taxas de roubos de veículos e cargas estão aumentando e sinalizando que atingirão níveis antes nunca conhecidos pelo mercado.

Historicamente, no período de 2004 a 2010, o mercado de rastreamento enfrentou várias crises econômicas, mas sempre se manteve estável e até mesmo apresentando crescimento em virtude de que os serviços de rastreamento são eficientes para a redução das perdas causadas pelos roubos e furtos que são crescentes nesses momentos de crise.

Analisando o cenário atual, e com base no histórico do mercado, podemos prever que o mercado de rastreamento deverá se recuperar de forma rápida pela demanda de mais serviços de rastreamento que passará a ser requisitado em função do grande aumento da criminalidade esperado para os próximos meses.

Waldir Belinazzi

Ações de vendas contatando os clientes que fazem parte da carteira de clientes é uma ação obrigatória e de extrema importância para marcar presença, acompanhar de perto a evolução das oportunidades e para barrar as ações da concorrência.

Elaborar um trabalho de inteligência e localização dos clientes potenciais que não fazem parte dos clientes da carteira atual são alvos importantes para serem abordados por ações de marketing inteligente cruzado com ações da área comercial.

Ações de marketing institucional baseado em eventos eletrônicos levando informações importantes e relevantes deverão ser prioritárias visando divulgar a empresa, ativar a lembrança aos clientes da carteira atual e abrir as portas para facilitar a abordagem comercial para novos clientes.

O momento também é oportuno para o mercado de rastreamento aproveitar a chegada das novas tecnologias que prometem mudar o perfil do mercado facilitando o rastreamento de ativos em geral com um custo de comunicação inferior ao gasto com GPRS.

A utilização de localizadores complementares com imunidade ao Jammer, como por exemplo o Localizador Automotivo ALLTAR que pode trabalhar isolado ou em paralelo com os tradicionais rastreadores GSM disponíveis, contribui para garantir a localização do veículo nos casos de roubos onde o rastreador principal foi desativado.

Essas novas tecnologias agregam funções ao rastreamento permitindo criar uma série de diferenciais de produtos e serviços que com certeza ajudarão na recuperação das empresas de rastreamento, como por exemplo a inclusão de serviços de monitoramento de temperatura e umidade para controle do transporte de cargas refrigeradas através da utilização de sensores independentes com instalação simplificada e funcionamento garantido por cinco anos sem necessidade de manutenção.

Essa é a hora das ações conjuntas coordenadas e bem trabalhadas unindo as áreas de Produtos, Comercial, Financeiro e Marketing que com certeza juntas compõem a fórmula de sucesso para fazer a diferença dentro de um plano de recuperação e crescimento no contexto atual em que o mercado de rastreamento automotivo está passando.

Muitos dizem que o ano de 2020 já acabou. Pensamento pessimista que não deve fazer parte do vocabulário de nenhum empreendedor ou empresário. Períodos de crise normalmente é sinônimo de oportunidades. Basta olhar com visão ampliada e positiva para conseguir visualizar oportunidades.

Reflita sobre os pontos abordados e comece agora a planejar ações de curto prazo. O Portal IoT KonteKomigo oferece diversos equipamentos e serviços que contribuem para a recuperação deste mercado.

Confira mais um exemplo aqui de dispositivo IOT

Bom trabalho a todos!

(*)Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/04/14/Qual-o-impacto-da-pandemia-nos-%C3%ADndices-de-criminalidade

Sobre o Autor:

Waldir Belinazzi
É um dos mais antigos profissionais do Mercado de Rastreamento Automotivo. Sua contribuição para a formação deste mercado foi intensa e importante.

Sua trajetória se iniciou em 2001. Trabalhou nas empresas Quanta Tecnologia, Maxtrack, Calamp, Queclink, Allcom Telecom e Kore Wireless.

Atualmente é Diretor de Projetos e Dispositivos para IoT no Portal KonteKomigo.

Nos últimos cinco anos, além de continuar se dedicando ao mercado de rastreamento, tem contribuído para o Mercado Global de IoT através do Portal KonteKomigo e da participação como Membro do Tudo Sobre IoT é reconhecido como especialista na Tecnologia Lora.

Faça contato e saiba mais em: https://www.kontekomigo.com.br 

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Newsletter IOT

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Eventos

Últimos Videos do Canal

Congresso Online

Industria

Cases IOT

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Webinários

Inscreva-se em nossa newsletter