Evento: Internet das Coisas e Educação

Evento: Internet das Coisas e Educação
RFC – Request For Comments: IoT na Educação ainda é um mundo inexplorado para pioneiros?
Internet, Redes Sociais, Tecnologias Assistivas, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Gamificação: novas tecnologias, soluções e conceitos da Computação são aplicados em diferentes atividades das nossas vidas e, em particular, na Educação. Com a Internet das Coisas não será diferente.
Paralelamente, a aplicação de Internet das Coisas tem sido crescente e vem se mostrando popular em soluções para Casa, Edifício e Cidade Inteligente, Agricultura de Precisão, Transporte, Logística, Varejo e Indústria 4.0, temas esses, não por acaso, elencados como verticais de interesse no Plano Nacional de IoT brasileiro.
No entanto, como a IoT está sendo aplicada à Educação?
O que têm sido desenvolvido e proposto para apoiar e prover melhorias no ensino e na aprendizagem?
No dia 30 de Setembro de 2021 às 18h30, conversaremos com Denise Filippo (UERJ/UFRJ) e Wallace Ugulino (Universidade de Twente, Países Baixos), autores do capítulo “Internet das Coisas e objetos inteligentes para a Educação no Século XXI” sobre este tema. O evento parte da inquietação desses autores que, de seu ponto de vista como professores de universidade, observam a pouca atenção que vêm sendo dada a soluções de IoT para o setor educacional.
Assim, no próximo Masterthings, a Professora Denise que é Membro do Tudo Sobre e o seu parceiro de projeto Wallace Ugulino buscam dialogar com demais acadêmicos e profissionais de mercado do Tudo Sobre IoT sobre questões como:
  • O que se entende por IoT na Educação?
  • A IoT na Educação é um novo mundo pouco desbravado?
  • É um campo de atuação e nicho de mercado inexplorado?
  • Estamos na fase do pioneirismo?
Venha participar desse evento, aprender e contribuir com sua experiência e comentários para este RFC – Request For Comments sobre tema tão relevante para o Brasil!
Agenda:
📚Questões relevantes sobre IoT e Objetos Inteligentes para Educação
🎓 IoT e Educação: do que não estamos falando
🚀 Aplicações já existentes
👨🏻‍🏫 Aplicações já propostas e potenciais
💭 Questões em aberto para pensar e atuar
🆒 Adendo: Experiência dos autores no ensino de Arduino na PUC-Rio (curso básico de Engenharia) e na UERJ (curso de Design)
 
O capítulo de livro escrito pelos autores faz parte de uma série de livros denominada “Informática na Educação” e pode ser acessado gratuitamente pela referência e link relacionados a seguir:
Fonte da imagem autorizada por: Fonte: Filippo e Ugulino (2021)
FILIPPO, Denise; UGULINO, Wallace. Internet das Coisas e objetos inteligentes para a Educação no Século XXI. In: SAMPAIO, Fábio F.; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa O. (orgs.). Informática na Educação: pensamento computacional, robótica e internet das coisas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.6) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/internet-das-coisas

Denise Filippo

Doutora em Engenharia de Software pelo Departamento de Informática da PUC-Rio e Engenheira Eletrônica e de Telecomunicações pela mesma instituição, Denise é professora das disciplinas Software Social e de Internet das Coisas e Arduino no MBTI da Escola Politécnica da UFRJ, entre outras atividades de ensino e pesquisa que desempenha em diferentes instituições. Entre 1992 e 2019, atuou como engenheira, gerente de TI e coordenadora na área de redes de computadores na UERJ (na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ e no Campus da UERJ em Nova Friburgo – Instituto Politécnico do Rio de Janeiro). Paralelamente à UERJ, também atuou como professora em aulas de graduação, em cursos livres e de especialização. Tem experiência em cursos a distância na PUC-Rio, Universidade Aberta do Brasil e no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Suas áreas de interesse são: sistemas colaborativos, sistemas móveis e ubíquos, Internet das Coisas e aplicação dessas áreas na Educação, Design, Música e Arte.

Wallace Ugulino

É Senior Lecturer da University of Twente (Enschede, Países Baixos), no departamento “Faculty of Electrical Engineering, Mathematics and Computer Science (EEMCS)”, onde ensina principalmente programação de computadores. Anteriormente atuou como professor-colaborador de programação para plataforma móvel iOS na Apple Developer Academy da Università Degli Studi di Napoli Federico II (Itália, Nápoles). Ugulino obteve o título de Doutor em Informática (Engenharia de Software) pelo Departamento de Informática da PUC-Rio e atuou como pós-doutorando no Departamento de Ciência da Computação da UFRJ. Suas áreas de interesse são: ensino de programação, aprendizagem baseada em projetos e desafios, sistemas móveis, computação ubíqua (especialmente vestíveis), Internet das Coisas e interação humano-computador.
Se você quer participar de reuniões interativas com renomados especialistas do mercado, faça sua aplicação no programa Masterthings: https://tudosobreiot.com.br/masterthings/ e acelere seus resultados com facilidade para adquirir conhecimento com a troca de experiência de quem faz na prática.