Evento: Engenharia de Requisitos

A Internet das Coisas (IoT) traz novos desafios para todo o ciclo de desenvolvimento e especificamente para Engenharia de Requisitos (Requirements Engineering=RE). 

A análise contínua do uso de técnicas, ferramentas e os modelos de RE podem contribuir para a obtenção de melhores resultados no IoT, afinal a Engenharia de Requisitos é um processo que engloba em alto nível todas as atividades que contribuem para a produção e manutenção de um documento de requisitos ao longo do tempo. 

Você sabe qual é a proposição e experiências atuais a respeito das técnicas, ferramentas e modelos de ER utilizados para apoiar a elicitação de requisitos funcionais no contexto da IoT, bem como as lacunas e limitações de soluções? 

Nós também não temos certeza desta resposta, há poucos estudos mundiais com soluções voltadas para  Requisitos Funcionais (FR=Functional Requirements) que considerem as características específicas da IoT. 

É por tudo isso que o tema vai ser pauta do Masterthings, o mastermind de Internet of Things que reúne especialistas do Mercado, da Academia e líderes empresariais para troca de experiências e discussões de alto nível que agregam valor e excelência aos projetos IoT. 

O convidado é o Pesquisador Líder do Grupo CNPq “Rede de Requisitos” com trabalhos publicados na área de Internet das Coisas (IoT) e participante do Masterthings Roberto Avila Paldês.

Roberto Avila Paldês junto com Fernando de A. Guimarães, Angelica T. S. Calazans e Edna Dias Canedo publicaram artigo sobre a Elicitação de Requisitos Funcionais de Software no contexto de IoT num trabalho que está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0. e que foi premiado no 19º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

Foi provado que os resultados confirmam que a Elicitação de FR começou com o uso de técnicas tradicionais, mas não satisfazem totalmente as especificidades da IoT

A maioria dos modelos encontrados são baseados em UML (Unified Modeling Language) e as técnicas mais importantes são baseadas em cenários. As ferramentas que suportam essas propostas estão amadurecendo ou em desenvolvimento. 

Roberto traz na pauta do Masterthings estudos que avançam na compreensão e avaliação atualizada dos desafios e oportunidades que ainda permanecem na RE aplicada aos sistemas IoT

O encontro acontece dia 08/12 das 17h às 20h.

A agenda inclui:

  • A parceria de Indústria com a Academia: apenas um ideal?
  • Conceitos consolidados na Engenharia de Requisitos  (RE)
  • Evolução dos Sistema de Informação e os desafios da IoT
  • Contribuição da Engenharia de Requisitos para a Internet das Coisas
  • Técnicas de Elicitação de Requisitos na IoT
  • Desafios para a RE na IoT além da Elicitação.
  • Construindo a parceria ideal para a inovação na IoT

Se você quer participar e ainda não faz parte do Masterthings, faça agora a sua aplicação em: https://tudosobreiot.com.br/masterthings/

 

Sobre Roberto Avila Paldês

Membro do Tudo Sobre IoT, Pesquisador Líder do Grupo CNPq “Rede de Requisitos” com trabalhos publicados na área de Internet das Coisas (IoT). 

Acumula vasta experiência em projetos de sistemas de informação e na gestão da tecnologia da informação. 

É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, na área de Educação e Novas Tecnologias. Concluiu com aproveitamento o MBA em Gestão Pública do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).  Especialista e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Possui as Certificações: Certificações: Certified Tester Foundation Level (BSTQB) e Certified Professional for Requirements Engineering– Foundation Level (IREB). É coautor do Livro “Engenharia de Requisitos: Um enfoque prático na construção de software orientado ao negócio”.

Atualmente é Coordenador e Professor do MBA em Gestão Pública do UniCEUB. Foi Coordenador e conteudista da Pós-Graduação em Engenharia de Requisitos de Software EAD do UniCEUB. 

Também é Professor e Coordenador da Pós-graduação lato sensu no Centro Universitário de Brasília dos cursos: MBA Gestão Empreendedora de Projetos, MBA em Logística e MBA em Gestão Pública. Atua ainda como professor nos Cursos de Graduação em Administração, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniCEUB.