Evento: Eficiência Energética

A Busca da Eficiência Energética

O consumo de energia em dispositivos IoT não causam prejuízos só para fabricantes e usuários, mas também para o meio ambiente, gerando cada vez mais lixo eletrônico e liberando CO2 na atmosfera. 

A eficiência energética é uma discussão comum em projetos de sistemas embarcados. 

Em geral, sistemas assim passam despercebidos pelos usuários, então os projetistas devem fazer o melhor para que este tipo de sistema consuma a menor quantidade de energia possível

A eficiência energética compreende a análise do consumo de energia, com o objetivo da redução de custos e maior economia da mesma, aliadas a novas tecnologias, materiais e equipamentos.

 

O Plano Nacional de Energia (2006-2007) do Ministério de Minas e Energia descreve: 

A Eficiência Energética pode ser interpretada como a economia de energia gerada para executar a mesma atividade antes realizada, seja pelo uso de um equipamento mais eficiente (característica técnica), ou mesmo de uma nova tecnologia, ou apenas pelo uso racional da energia (característica comportamental).

 

Um sistema embarcado eficientemente energético é aquele que consome a menor quantidade de corrente possível, utilizando sensores e comunicações de baixa potência, de uma forma que não perca desempenho nas tarefas desenvolvidas. Se tratando de dispositivos IoT que na sua maior parte utilizam tecnologias sem fios, um estudo de casos com as variáveis que causam problemas energéticos se fazem mais que necessárias para a continuação do desenvolvimento do sistema

Os dispositivos IOT devem durar anos com a mesma bateria e componentes, utilizando uma única carga, ou utilizando energias renováveis para manter a bateria sempre carregada.

Mas não basta recarregar a bateria e rapidamente o sistema consumir tudo da fonte energética, para isso existem algumas técnicas para que o sistema gaste o mínimo de bateria possível. 

 

Você conhece e aplica as técnicas? 

Vamos trazer a experiência de quem faz. 

O Membro do Tudo Sobre IoT, Paulo Carvalho, que estudou e implementou a eficiência energética em dispositivos IoT e em carros elétricos, vai liderar o próximo Masterthings que acontece em 25 de Agosto às 18h30

 

Sobre Paulo Carvalho

CEO e Fundador da Cibix System STI.

Conta com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo e automobilístico, desenvolvendo sistemas de telemetria de precisão, aquisição e análise de dados.

Em 2016 deixou o automobilismo para se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias para Bicicletas Elétricas, Estações de Bike Sharing, Veículos Elétricos, Veículos autônomos, Energia Fotovoltaica e o Setor de Mineração. 

No ano de 2018 fundou a Cibix System STI com o objetivo de oferecer ao mercado de tecnologia, agilidade no desenvolvimento e implementação de novos produtos.

Em 2020 se associou à TIES Brasil Tecnologia e Inovação, para fornecer serviços de implementação de sistemas fotovoltaicos, iluminação, telecomunicação e outros.

Paulo é reconhecido pelo projeto do primeiro veículo elétrico autônomo do Brasil, primeiro veículo elétrico comercial com sistema fotovoltaico embarcado, HMI para interação com sensores e atuadores internos para veículos elétricos, Sistemas de medição integrada de consumo específico de combustível e emissão de gases de efeito estufa e mais de 60 plantas de sistemas fotovoltaicos instalados no Estado do Ceará e de muita parcerias de grande valor.

 

O executivo se coloca à disposição da comunidade Masterthings do Tudo Sobre IoT para compartilhar aprendizado e já anuncia que: “como um pesquisador nato quero muito conhecer cada um de vocês.” e para aprender e desenvolver networking de forma divertida faremos num formato de happy hour, organize o seu drink! “eu vou de vinho” declara Paulo. 

 

A Cibix System é uma empresa integradora de tecnologias e desenvolvedora de sistemas de integração. Dentre nossos serviços estão:

  • Desenvolvimento de Hardwares embarcados;
  • Softwares customizados;
  • Sistemas IOT;
  • Sistemas de telemetria embarcada.

O evento é exclusivo para comunidade de Membros do Tudo Sobre IoT e a entrega faz parte da metodologia Masterthings. Se você ainda não faz parte do Masterthings, faça agora a sua aplicação em: https://tudosobreiot.com.br/masterthings/ e acesse e participe de reuniões que alavanca seus resultados na transformação digital.