Evento: Digital Twin

Convidamos Alexandre Severo, Membro da comunidade Tudo Sobre IoT e Gerente de Produtos do Grupo Informa Software a liderar o Masterthings que acontece em 07 de Outubro às 19h com foco em abordar os resultados e práticas com Digital Twin em diversos segmentos. 

Os digital twins, ou gêmeos digitais, é uma das tecnologias disruptivas, parte do processo da transformação digital, que simula virtualmente as condições reais de um produto ou de um negócio criando uma cópia exata do objeto ou sistema sem a necessidade de construir protótipos físicos. Replicando-os digitalmente, com todos os seus atributos, com o objetivo de extrair informações e insights que permitam uma visão em tempo real da evolução do item “copiado” para realizar testes e entender seu desempenho em tempo real, simulando diferentes cenários.

A tecnologia colabora com a tomada de decisões mais assertivas, bem como os engenheiros, projetistas e desenvolvedores a resolverem problemas que, até então, não seriam identificados antes de lançar melhorias de um produto existente ou um novo produto no mercado.

Imagine, por exemplo, a fabricação de um carro de Fórmula 1. O protótipo do veículo é testado por dezenas de horas em túnel de vento, depois na pista etc. Se algo precisa ser corrigido, já houve um custo de produção que não será recuperado, além do tempo gasto.

Com o digital twin, o processo é diferente. Essa representação em ambiente digital simula as condições reais de uso do carro e quanto mais informações constar nessa simulação, mais eficientemente ela identifica possíveis problemas no projeto e o que pode ser melhorado e economiza tempo, reduz custos e perdas financeiras em investimentos na melhoria ou criação de produto/serviço.

A mesma utilidade pode ser vista e aplicada em outros segmentos que inclusive serão apresentados neste evento. 

Vamos entender os desafios de quem coloca em prática projetos com o uso da tecnologia e casos de usos em funcionamento em outros países – misturando a temática técnica e de negócios. 

Afinal, o grupo In Forma, ganhou e recebeu a primeira parcela do aporte de R$ 3 milhões concedido pela Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver Gêmeos Digitais da Indústria 4.0. O objetivo é modernizar a gestão das utilidades industriais no Brasil e no mundo.

Agenda da reunião:

  • Projeto Finep
  • Tecnologias Habilitadoras Indústria 4.0
  • Gêmeos Digitais
  • Projetos em andamento
  • Aplicabilidades de Gêmeos Digitais mundo afora
  • Sinergias de Negócios com o Grupo In Forma

Ainda não participa do programa Masterthings? Saiba mais em: https://tudosobreiot.com.br/masterthings/

Sobre Alexandre Severo:

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Possui pós-graduação em Petróleo e Gás e em Logística Empresarial, ambas pela FUNCEFET-RJ. Atuou como desenvolvedor, Gerente de Projetos e Diretor de algumas empresas. Trabalhou nas multinacionais Atos Origin, Schlumberger, Halliburton e ORACLE. Na Oracle atuou como Diretor de Oil & Gas para a América Latina e como Customer Advisor para a Petrobras. Atualmente é o Gerente do Produto Utilidades Industriais 4.0 pela In Forma Software.