Evento: Desenvolvendo Dispositivos Conectados

Desenvolvendo Dispositivos Conectados: Do conceito ideal ao viável

Alessandro Luz, membro do Tudo Sobre IoT, vai liderar o Masterthings em 09 de Julho às 9h (manhã) trazendo sua experiência no desenvolvimento de produtos que criam valor para a vida das pessoas e indústrias.

A atividade faz parte do seu dia atuando como Coordenador de Laboratório do FIT – Flextronics Instituto de Tecnologia. 

O FIT é fornecedor de tecnologias e serviços para clientes globais e apoia a criação de produtos inovadores em seu ecossistema. Entre as atividades, o Instituto realiza Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para empresas de dentro do país ou diretamente para empresas nos Estados Unidos e Europa e todo este conhecimento acumulado permitiu e continua possibilitando a presença na fronteira tecnológica, em alguns temas selecionados como Indústria 4.0, IoT, Big Data, Cloud, Sistemas Embarcados e Automação.

A pauta inclui revelar o que está por trás dos desafios e quais são as fases da ideação aos resultados para criação de dispositivos de Internet das Coisas. 

Escolhemos um caso real para destrinchar, um dispositivo vestível para indústria, criado e construído com base nas crenças do FIT onde a inovação só vale a pena quando cria diferenciais tecnológicos nos produtos e serviços ou traz maior eficiência aos processos.

O caso da pauta é um projeto público que pode ser consultado na internet entre os projetos entregues pelo instituto, mas como se faz e como foram ultrapassados os desafios do projeto isso você só tem acesso ao Masterthings. 

Questões como por que foi escolhido a utilização do material x ou y, quais outras opções foram consideradas e descartadas, o por que da escolha da conectividade dentre as outras opções disponíveis, para onde e como vai ser tratado e coletado os dados do dispositivo, porquê da escolha da arquitetura A ou B, o que foi essencial como destaque de inovação na criação do produto entre outras informações que você só pode discutir em ambiente privado e confiável com outros profissionais maduros que formam a base da estrutura do programa Masterthings.  

A agenda da reunião: 

💡 Cultura

  • O objetivo matriz para a criação de um novo produto
  • Respeitando os valores do cliente/usuário

💡 Inovar: sessões da ideação

  • Desenvolvimento de tecnologia
  • Esboços de design iniciais
  • Simulação e modelagem

💡 Projetar e desenvolver

  • Organização Sketch

💡 Construir

  • Funil de inovação
  • Prototipação ágil
  • MVP (Produto Mínimo Viável)

💡 Entregar

  • Validação do MVP
  • Prazo
  • Resultado
  • Fase Scale: coletar resultados em campo para produzir em escala 

💡 Gerir

  • Resultados encontrados
  • Manufatura aditiva
  • Aplicações
  • Solução

💡 Masterthings

  • Interação entre os especialistas Membros da comunidade trazendo outras experiências, pontos de vista e casos de  como desenvolvem seus projetos e as metodologias que dão certo. 

Ficou curioso para saber qual o dispositivo criado? Participe da reunião e incorpore a experiência de quem faz na prática para aplicar nos seus projetos. 

Hoje não importa se a sua empresa fabrica móveis ou um supercomputador, ela precisa participar desse mundo ultra conectado à cadeia de fornecimento, de relacionamento com o cliente, sustentabilidade e na forma como interage com a sociedade. 

Você como profissional e a sua empresa precisa transacionar desse mundo, que era um mundo analógico para esse novo mundo, que é o mundo ultra conectado e digital, em que as pessoas se comunicam muito mais rápido e que decisões são tomadas baseadas em dados e conexões. Para mergulhar no mundo dessas oportunidades, nenhum outro programa vai te trazer velocidade e experiência como o Masterthings. 

O Masterthings tem um poder incrível de ampliar a mentalidade sobre como fazer e o que fazer para superar os limites do sucesso com o ecossistema que envolve a Internet das Coisas e fácil acesso a profissionais e empresas para desenvolver sinergias de negócios.

Faça parte! Para participar deste e outros encontros, faça sua aplicação em https://tudosobreiot.com.br/masterthings/ 

Sobre Alessandro Luz:

Há mais de 13 anos no FIT, começou como Engenheiro especialista em RFID, foi líder de projeto técnico para Pesquisa e Desenvolvimento e hoje exerce a Coordenação do Laboratório, liderando uma equipe para que as demandas idealizadas das indústrias se transformem em produtos de valor ao mercado e a sociedade. 

O profissional é Engenheiro de Software e Mestre em Engenharia Elétrica e Eletrônica e também Professor de pós-graduação da FACENS ministrando a disciplina de Aplicações de IoT em Cidades Inteligentes, Indústria, Redes elétricas inteligentes para a turma em pós graduação de Internet das Coisas e Sistemas Embarcados.