Engenharia 4.0 – Aplicações de IOT na Engenharia Civil

Engenharia 4.0 - Aplicações de IOT na Engenharia Civil

Engenharia 4.0 – Aplicações de IOT na Engenharia Civil, dentre estes avanços pode-se destacar:

👉 BIM: Utilização da ferramenta BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção), envolvendo a criação e gerenciamento de representações digitais de características físicas e funcionais dos locais. Utiliza software que faz representações virtuais da construção.

👉 Impressão de projetos digitais em 3D de todas as estruturas de concreto de uma casa, em tamanho real, permitindo colocar a impressora no canteiro de obras.

👉 Veículos autônimos para preservar vidas, os sensores do equipamento garantem segurança, precisão, rapidez e economia.

👉 Piso sustentável (Startup Greenway) que gera energia através da movimentação de pessoas. Utiliza a combinação de sistemas mecânicos e eletrônicos, capazes de transformar a energia potencial das pessoas em energia elétrica com sensores piezoelétricos para captação e baterias para armazenamento da energia gerada.

👉 Vestíveis (Weareables) para EPI´s. Feito com tecidos que podem controlar a temperatura corporal através de sensores e/ou dispositivos IOT no capacete de obra, por exemplo.

👉 Beacons de localização. Utilizados para rotular e rastrear equipamentos de construção e materiais. As tags podem ser usadas remotamente para localizar máquinas, materiais e reduzir custos com deslocamentos.

👉 Utiliza sensores sem fio embutidos em concreto para garantir a qualidade e integridade de uma estrutura. Fornecem monitoramento de carga e eventos para a construção do projeto durante e após a conclusão. Informam sobre o comportamento dos materiais após mudanças climáticas, desgaste com o tempo, terremotos, humidade (detecção de vazamentos) e resistência à deformação de uma ponte, por exemplo.

👉 Drones. Auxilia na digitalização e mapeamento de locais de trabalho, na captura de fotos e vídeos para fins promocionais. Resultado: melhor acompanhamento do projeto pelo cliente na gestão da obra e no acompanhamento das etapas de construção.

Conta para a gente nos comentários outro tipo de aplicação que combina a Internet das Coisas na Engenharia Civil!

⏭️ Para saber mais sobre ENGENHARIA 40 – siga: https://www.instagram.com/tadeuaragao1/ – Haverá outras lives combinando a Engenharia 40 com outras tecnologias.

https://tudosobreiot.com.br/congresso-internet-das-coisas/ utilize o cupom tadeuaragao ou engenharia40 para resgatar 90% de desconto. 😀

 

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Newsletter IOT

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Eventos

Últimos Videos do Canal

Congresso Online

Industria

Cases IOT

Webinários

Inscreva-se em nossa newsletter

OFERTA BLACK FRIDAY

VAGAS LIMITADA com Condições e Bônus Especiais

Aproveite esta oportunidade única, não sei quando a próxima turma será aberto novamente para o Público (com outro valor e sem todos esses bônus).