Embedded SIM (simcard, e-sim, i-sim, softsim) Provisionamento Remoto I Internet das Coisas

Embedded SIM (simcard, e-sim, i-sim, softsim) Provisionamento Remoto I Internet das Coisas

Aplicações IoT B2B terão dificuldades se permanecer dependentes apenas do SIMCARD tradicional, que é baseado apenas na associação com uma operadora de rede.

A Embedded SIM Specification da GSMA fornece um mecanismo padrão mundial único para o provisionamento e gerenciamento remoto do simcard, permitindo a troca OTA (“over the air”) de uma operadora para outra operadora, sem depender de intervenção manual.

A troca do simcard manual é problemática e o provisionamento remoto resolve uma série de demandas, como:

☑️ Para produto globais com a troca de operadora local quando o produto é implantado no seu destino/usuário final. Ex.: o produto é fabricado na Alemanha, sairá de lá com uma operadora da região mas quando o produto chega ao Brasil pode assumir a operadora do país. Afinal, não é permitido no Brasil o roaming permanente e há menor latência ao usar operadora local, preservando a qualidade no nível de serviço.
☑️ Resolve o desafio de gerenciar esses dispositivos em operação (manutenção) quando muitos dispositivos estão localizados remotamente – pela facilidade de configurar serviços a distancia de forma ágil e sem custos logísticos.
☑️ O ciclos de vida dos produtos IoT são de anos e ter a opção de trocar de operadora após alguns anos em operação analisando cobertura, serviços oferecidos pelas operadoras e tarifas traz vantagem ao modelos de negócios de IoT.

Palestra executada por Fabio Moraes, na época ele era diretor da GSMA.

Sobre a GSMA:
A GSMA está presente na América Latina por meio de equipes localizadas em Buenos Aires (Argentina) e Brasília (Brasil). A GSMA América Latina concentra suas atividades na gestão e concretização das prioridades definidas por seus membros por meio dos órgãos de governança da GSMA, bem como na coordenação dos grupos de trabalho e eventos. A equipe também é responsável por representar as visões e iniciativas da GSMA em reuniões institucionais e eventos da região.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Classifique:
5/5

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

congresso Tudo sobre IoT

Internet das Coisas

O IoT tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Inscreva-se em nossa newsletter

Descontão de Blackfriday

VAGAS LIMITADA com Condições Especiais

Aproveite esta oportunidade única, não sei quando a próxima turma será aberto novamente para o Público (com esse valor).