Conectividade NB-IoT – TIM e Sierra Wireless

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Confira nosso vídeo e fique por dentro do assunto: Conectividade NB-IoT – TIM e Sierra Wireless

 

Como conectar a enorme quantidade de dispositivos e sensores, responsável pela geração e transmissão de dados, de forma estruturada, confiável, duradoura e economicamente acessível?

É aí que entra a banda estreita, conhecida como NB-IoT, sigla para narrow band Internet of things.

Para falar sobre ela, precisamos apresentar antes mais uma sigla: LPWAN, que designa Low Power Wide Area Network (“redes de grande alcance com baixo consumo de energia”, em tradução livre).

Essas redes, LPWAN, foram desenvolvidas justamente para conectar milhões de “coisas”, em áreas abrangentes, com dispositivos que precisam transmitir dados bem específicos, num processo que consome muito menos bateria.

Uma opção de LPWAN é a NB-IoT, que é uma variante do 4G – há outras opções, como SigFox e LoRa (Long Range).

A definição de qual delas é a mais adequada vai depender da análise de várias características de cada projeto. De modo geral, todas reduzem significativamente o consumo de energia dos dispositivos, que enviam pequenas quantidades de dados – eles podem durar pelo menos dez anos, sem demandar troca de bateria.

As especificações para a tecnologia NB-IoT foram finalizadas em junho de 2016 pela 3GPP – a organização que define padrões em tecnologias para redes móveis.

Desde então, a NB-IoT vem sendo gradativamente adotada em projetos relativos a IoT em vários países, inclusive no Brasil.

A TIM foi a primeira operadora no Brasil a ativar a funcionalidade NB-IoT em sua rede comercial 4G. Neste webinar conversamos com a TIM sobre a rede, expansão e planos comercial através do seu representante, Alexandre Dal Forno, Gerente Executivo de Produtos Corporativos & IoT da TIM Brasil.

Também esteve conosco, Marcio Fabozi, diretor de Vendas para America Latina e México da Sierra Wireless, multinacional canadense que produz e distribui modens e módulos usando a tecnologia.

Para participar de outros eventos Tudo Sobre IoT, visite tudosobreiot.com.br e se cadastre!

Classifique:
5/5
loading...

DEIXE UM COMENTÁRIO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Confira nossos vídeos exclusivos sobre IOT