tudo-sobre-IoT-ccolaborador-Lourival-Moreira

LOURIVAL MOREIRA

Lourival Moreira graduou-se em Engenharia Eletrônica pela UFRJ em 1980 e em formação de Professores pela PUC-RJ em 1978.
Fez seus cursos de pós graduação stricto e lato sensu no Brasil e no exterior, em instituições de ensino superior civis e militares.

IoT e IoBT

“No cenário mundial da transformação digital, as infraestruturas digitais tornaram-se molas mestras do desenvolvimento científico, econômico e social de um país. Diante deste contexto, a Internet das Coisas e a Indústria 4.0 são pilares estratégicos básicos para um promissor futuro do Brasil.”
Lourival Moreira


O mercado global de IoT com produtos, serviços e soluções de ponta nas áreas de defesa militar e segurança civil está crescendo.

Os avanços na tecnologia estão transformando o campo de batalha, desde as redes de logística militar até a forma como as Forças Armadas operam em todo o mundo, nos cenários táticos terrestre, aeroespacial, naval e cibernético.

Também, o crescimento da população mundial vem trazendo desafios para a segurança pública nas cidades, cada vez mais inteligentes, como a garantia da lei e da ordem, o combate ao crime, a recuperação de desastres, a busca, resgate e salvamento e o combate a incêndios.

Este rico e provocador contexto foi o principal propulsor do levantamento que é mostrado no 3o Congresso Tudo Sobre IoT, tema ministrado por Lourival Moreira, onde as aplicações da Internet das Coisas em Defesa e em Segurança Pública estarão em foco.

Sistemas que integram IoT com inteligência artificial, blockchain, conectividade, realidade aumentada, realidade virtual e robôs serão discutidos, contemplando:

– O uso de drones como equipamentos de investigação especializada e apoio tático;

– Os novos robôs em missões de reconhecimento, marcação de ameaças, desarmamento de bombas e neutralização de inimigos;

– As tecnologias antidrones (counter-unmanned aerial systems – C-UAS);

– Recursos para serviços de emergência;

Veículos de combates tripulados ou não tripulados;

Armamentos e munições inteligentes;

Reconhecimento de imagens e de sons;

Combate em ambientes físicos e eletromagnéticos hostis;

Proteção ciberfísica de infraestruturas críticas, trials e cases;

Investigação Forense e IoT

– E os vestíveis do soldado do futuro.

Será uma abordagem panorâmica da chamada Internet o f Battle Things (IoBT) ou Internet of Military Things (IoMT), onde uma variedade de sistemas e dispositivos (sensores, armamentos, veículos, munições, robôs) se comunicam e colaboraram no campo de batalha.