Erico Rocha

A Linguagem Das Coisas

Protocolos de comunicação
entre equipamentos e conectividade.

Ricardo Franco

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre emissor e receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

E com a Internet das Coisas, como funciona a linguagem e o canal de comunicação entre:
- Homem <-> Maquina
- Maquina <-> Maquina?

A resposta vai ser abordada na palestra “A Linguagem Das Coisas: protocolos de comunicação entre equipamentos e conectividade” ministrada pelo consultor Ricardo Franco.

Ricardo é engenheiro Elétrico especializado em Telecom e acumula 10 anos de experiência em projetos eletrônicos e há mais de 6 anos atua na área de Rastreamento, IoT e Automação.

É o fundador da Attex onde realiza consultoria com foco em eficácia e acessibilidade na integração de novas tecnologias, elaboração de novos projetos e identificação da real necessidade do cliente, mercado e/ou usuário final.

Participa atualmente de projetos como:

Localização: carros, bikes, pessoas, idosos e animais. Os projetos consideram desenvolvimento Mobile (aplicativos), Hardware, Aplicação e Conectividade.

Mobilidade Urbana: integração: transporte público + aplicativo mobile + painéis. Destaque para ROI comprovado! Com o tratamento adequado das informações foi possível reprogramar rotas onde usuários são melhor atendidos. redução de custos com a retirada da frota ociosas, modernização na gestão e reaproveitamento dos devices existente sem troca, apenas com upgrades.

Segurança no transporte de carga: voltado para a segurança da carga um sistema autônomo secundário se liga a um rastreador e permite o bloqueio do veículo em caso de infrações.

Atualizações de tecnologias: modernização do legado.

Adequação de novos canais de comunicação: com as novas tecnologias, se faz necessário adequações aos canais de comunicação, mesmo em ambientes críticos como segurança patrimonial e de instituições financeiras.

Para Ricardo, o surgimento de novos protocolos, devices e necessidades podem gerar altos investimentos e muitas dúvidas.

Será abordado em sua palestra sugestões e ideias para minimizar os riscos e dar foco a solução, afinal: “Aglutinar diferentes interesses é um processo muito complexo” complementa Ricardo que considera três vertentes bastantes distintas em IoT e que será pauta da sua palestra:

- Conceitos básicos de comunicação
- Canal de comunicação e protocolos
- Aplicação e casos de uso

Inscreva-se Gratuitamente!

E assista à minha Palestra:

A Linguagem Das Coisas: Protocolos de comunicação
entre equipamentos e conectividade.

O Tempo está acabando...

02
Dias
22
Horas
58
Minutos
56
Segundos